Notícias

Em 2003, Discovery Kids mudou perfil e virou campeão de audiência na TV paga

"Eu Paguei Pra Ver" relembra histórias e curiosidades da TV paga brasileira


discoverykids-logo-grande.jpg
Fotos: Divulgação

O Discovery Kids é campeão de audiência há anos na TV por assinatura brasileira. Tendo como principal concorrente o Cartoon Network, a emissora infantil da Discovery hoje é a menina dos olhos do grupo no Brasil.

Porém, nem sempre foi assim, longe disso. Em 2002, quando o Discovery Kids nos Estados Unidos estava sendo lançado como um bloco de programação da emissora americana NBC, o canal para o público latino-americano mudou sua programação para focar principalmente o público pré-escolar, alvo dela até hoje.

Antes disso, o DK tinha outro estilo: exibia séries para adolescentes, sendo um canal teen, voltado para o público entre 12 e 15 anos. Críticos da época diziam que o Discovery era uma "cópia barata" do Nickelodeon, maior canal infanto-juvenil do mundo e líder nos Estados Unidos atualmente. Porém, a forte concorrência na região com Cartoon, Fox Kids, Boomerang e Disney Channel fez o foco mudar, após intensos estudos.


"O Fantasma Escritor" foi uma das séries adolescentes exibidas pelo Discovery Kids

Em novembro de 2002, a programação exibida diariamente já era para as crianças em período pré-escolar, enquanto a série para adolescentes foi ao ar somente nos fins de semana. Isso ocorreu devido à baixa audiência na programação mais jovem e de contratos de exibição que o Discovery precisava cumprir.

Em janeiro de 2003, o canal mudou sua programação para atingir principalmente o publico pré-escolar e retirando todas as séries teen por completo, tendo apenas seriados e shows para as crianças, sete dias por semana. A decisão se tornou  a mais acertada possível: no Brasil, a audiência subiu fortemente, e em 2006, a emissora já era líder no público geral da TV paga, começando a rivalidade com o até então imbatível Cartoon Network.


"Peppa Pig" é um dos atuais fenômenos do canal

Hoje, a audiência média do Discovery Kids no universo da TV paga é de 1,5 ponto no Ibope. O canal só perde para Globo, SBT e Record se considerarmos os canais abertos, vencendo Band e RedeTV! com relativa folga. O Cartoon está logo atrás, com 1,4 ponto. E a guerra só melhora. Bom para quem gosta de disputas.


Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. No NaTelinha, é responsável por reportagens variadas e especiais. Na coluna "Antenado", fala sobre TV aberta quando a necessidade pedir. Já no "Eu Paguei Pra Ver", conta histórias curiosas sobre a TV por assinatura no Brasil. Converse com ele. E-mail: gabriel@natelinha.com.br / Twitter: @bielvaquer

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado