Notícias

Morre Rubén Aguirre, o Professor Girafales de "Chaves"


rubenaguirre.jpg
Reprodução

Faleceu nesta sexta-feira (17), aos 82 anos, o ator mexicano Rubén Aguirre, mundialmente conhecido pelo papel de Professor Girafales em "Chaves". Ele deixa sete filhos.

A informação foi inicialmente publicada no Twitter de Edgar Vivar, que interpretou o Seu Barriga na mesma série.

"Meu professor favorito, descansa em paz. Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta", publicou ele, primeiramente em espanhol e depois em português, já que adora o Brasil e frequentemente vem ao país fazer apresentações.

Recentemente, o ator havia passado 11 dias internado devido à uma pneumonia, mas recebeu alta. Ainda com o estado de saúde delicado, ele morreu devido às complicações da doença.

Aguirre vinha sofrendo com problemas há anos, sendo que há duas décadas tomava remédios para controlar diabetes e problemas renais.

Rubén estava longe dos palcos desde 2007, quando ele e sua esposa, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. A mulher perdeu as pernas e os dois passaram a usar cadeiras de rodas desde então.

No ano passado, o eterno Professor Girafales escreveu uma carta anunciando ter "sérios problemas de saúde" e reclamando que a ANDA (Associação Nacional de Atores) do México não o ajudava.

"E agora, quem poderá me defender? Como muitos de vocês sabem, nos últimos tempos meu estado de saúde e de minha esposa se debilitaram. Há dez anos vivemos em Puerto Vallarta por estrita prescrição médica. É meu desejo fazer a opinião pública conhecer o desinteresse de meu sindicato, a ANDA, em cumprir suas obrigações comigo e com minha esposa; no caso, prestar efetivamente uma atenção médica digna, a qual temos direito depois de ter cumprido como associado com minhas cotas e demais obrigações", escreveu ele na época.

Notícias de 2014 ainda diziam que o ator estava falido e estaria vendendo suas propriedades para poder pagar as despesas, depois de sofrer com pedras na vesícula. Posteriormente, uma das filhas do comediante, Veronica Aguirre, negou que o pai estivesse falido.

[galeria]
Rubén Aguirre nasceu em 15 de junho de 1934 em Saltillo, no México. Era formado em engenharia agrônoma e iniciou sua carreira artística como locutor de rádio e TV. Desde 1976 fazia apresentações em circos como o professor Girafales.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado