Notícias

Fornecedora de receptor criou operadora própria, mas sucumbiu na TV paga

"Eu Paguei Pra Ver" relembra histórias e curiosidades da TV paga brasileira


tecsat.jpg

Nos anos 90, a principal fornecedora de receptor de sinal - aquele aparelho que muda os canais e recebe o sinal dentro da sua casa - de TV por assinatura no Brasil era a Tectelcom.

Sediada em São José dos Campos, a empresa havia sido uma importante fornecedora de antenas parabólicas e equipamentos de recepção. A Tecsat também foi a fabricante dos primeiros receptores da Globosat para o serviço em banda C - que é aquele em o sinal chega por cabo na TV -. Porém, a empresa acabou tendo seu contrato rescindido com o Grupo Globo e não conseguiu fechar um contrato de fornecimento de equipamento para Sky ou DirecTV, duas das principais operadoras na época.

Para não sair do lucrativo mercado - na verdade, sua principal fonte de renda -, a Tectelcom decidiu dar um passou ousado. Em 20 de março de 1998, criou a Tecsat, a primeira empresa no sistema DTH (Direct to Home) da TV por assinatura do Brasil.

O sistema era diferenciado para a época: o sinal era através de um satélite no espaço diretamente para a mini antena parabólica instalada pelos clientes. Hoje, este serviço é muito comum e ultilizado por Sky, Oi, Claro TV e outras operadoras.

Em toda a sua existência, a Tecsat conviveu com escândalos ou problemas. Inicialmente, a operadora contava com os canais da programadora HBO em seu line-up. Entretanto, no dia 30 de julho de 1999, a empresa foi pressionada a retirar os canais do ar, motivada por uma vistoria no número de assinantes que sequer foi divulgado até então, o que dificultava negociações por outras emissoras.

O caso foi parar nas páginas judiciais no dia 9 de agosto do mesmo ano, onde a operadora pedia a volta dos canais. Em 22 de setembro, HBO e DirecTV anunciaram um contrato de exclusividade, o que fazia a Tecsat perdê-los de vez. Para suprir sua ausência, foram criados o TecCine e CineHouse, com filmes antigos, seriados japoneses e enlatados de todo o mundo.

No mesmo ano de 2000, uma nova polêmica: o canal The Weather Channel retirou seu sinal da Tecsat por falta de pagamento. Porém, segundo a assessoria da Tecsat, o motivo foi sua troca pelo Climatempo. Depois de anos sem destaque e tendo apenas 60 mil assinantes em 2006, uma greve de cerca de 300 trabalhadores parou a produção de antenas e receptores. Os operários reclamavam de quatro meses de atraso nos salários e que a empresa não estava depositando o FGTS.

Em 2007, com pouco menos de 60 mil assinantes, a empresa não conseguiu se recuperar e teve seu sinal retirado do ar em 2007. Além disso, o Grupo Tecsat, que tinha a Tectelcom, produtora das antenas parabólicas e dos receptores, encerrou de vez seus trabalhos.

O principal motivo da falência, além da má administração, foi o line-up fraco que a operadora tinha. Canais sem relevância até mesmo para a época e outros próprios sem nenhum atrativo fizeram a Tecsat, que ajudou a revolucionar a parte técnica da TV paga, sucumbir às gigantes.

Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. No NaTelinha, é responsável por reportagens variadas e especiais. Na coluna "Antenado", fala sobre TV aberta quando a necessidade pedir. Já no "Eu Paguei Pra Ver", conta histórias curiosas sobre a TV por assinatura no Brasil. Converse com ele. E-mail: gabriel@natelinha.com.br / Twitter: @bielvaquer

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado