Notícias

Ex-apresentadora do ShopTime diz: sofri assédio moral por conta do meu corpo

Janaína Moraes foi demitida do canal de varejo e desabafou


janainamoraes-shoptime-apresentadora.jpg
Divulgação

Apresentadora do canal de varejo ShopTime durante três anos e meio, Janaína Moraes foi demitida no final de fevereiro. Oficialmente, fala-se em corte de custos, mas o real motivo seria por excesso de peso.

Quem diz isso é a própria Janaína, que usou o Facebook para desabafar sobre seu desligamento. "Alguns estão me perguntando porque eu não estou no 'Vida Prática', já que eu disse que finalmente, estaria. O que acontece gente, é que vivemos num país escravo dos padrões de beleza. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. O meu corpo é o MEU templo. Tem a minha história, as minhas cicatrizes, as minhas dores, as minhas duas gestações, a minha genética, as minhas dificuldades. O meu corpo é MEU, é não do meu trabalho. Sou mulher brasileira e tenho corpo violão sim, quadril largo e bunda grande. Isso é motivo pra vergonha? Vergonha é essa corrupção escancarada que dominou o nosso país, vergonha é a hipocrisia e a falsidade, vergonha são as injustiças que acontecem diariamente no mundo todo. Eu Sou o que Eu Sou. Eu sou extrovertida, dou gargalhadas altas, sou popular, sou povo, sou EU. É crime ter discriminação com contra negros, pobres, homossexuais, mulheres, e... pessoas acima do peso!", escreveu ela.

Já em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Janaína Moraes falou sobre a demissão e disse que sofreu sim de discriminação: "A justificativa dada é de que era corte de custos por conta da crise. Pode até ser, mas certamente me escolheram não pelos meus resultados, que eram muito bons. Eu vendia muito! Sofri discriminação desde que entrei no canal por não ser magra, não estar dentro dos 'padrões'".  

"Eu estava há muito tempo sem fazer o 'Vida Prática', um programa noturno que é o único interativo do canal. No início eu fazia muito, então o público estava sentindo falta e pedindo que eu voltasse a fazer. Quando finalmente fui escalada, fui correndo na minha fanpage comunicar aos meus fãs. Estávamos todos felizes e ansiosos mas quando cheguei no canal, fui demitida. Isso foi na sexta-feira dia 26 de fevereiro", contou.

"Oficialmente falaram que era corte de custo. Mas a verdade é que nunca me aceitaram do jeito que eu sou; não apenas com relação ao meu corpo, mas também pelo meu jeito. Reclamavam que eu era muito popular, muito 'povo' demais", disse Janaína.

Questionada, contou qual foi sua reação no momento e revelou que já sofria há um bom tempo: "Como desde o início implicavam comigo em vários quesitos, eu estava sofrendo muito e já não aguentava mais. Lembro de um ano em que todos os apresentadores ganharam bônus, menos eu. Fui conversar com os meus gestores e eles falaram que um acionista não ia com a minha cara! Ouvi muitos absurdos ali dentro... que o diretor não gostava de mim, que um acionista não ia com a minha cara, que a presidente da empresa não ía com a minha cara!!! Como assim?? Cheguei a perguntar o que eu estava fazendo naquela empresa então, já que ninguém gostava de mim... Eu ficava com vergonha alheia dos absurdos que ouvia... Por isso, de certa forma, fiquei aliviada ao sair do canal".

Chateada com a situação, a apresentadora disse que não lhe deixaram nem se despedir dos colegas: "Eu nem vi a diretora, ela nem se despediu de mim. Apenas um dos gestores estava presente e tive que sair correndo pois não deixaram eu me despedir de ninguém. Não me deram números nem justificativas para a escolha que fizeram. Faltam critérios de avaliação e escolhas ali dentro. Até hoje não sei porque não recebi o meu bônus, por exemplo. Eu fui a única, dos 14 apresentadores, que não recebeu bônus e o pior, sem justificativa".

Janaína Moraes ainda afirmou que aprendeu bastante no ShopTime, mas sofreu com assédio moral por conta de seu corpo: "Aprendi muito sobre comunicação e vendas, sobre trabalhar horas ao vivo para todo o Brasil, improvisando o tempo todo. Foi uma escola. Mas aprendi a lidar com a vida também. Entrei ingênua e saí 'escolada', como dizem. Sofri muito assédio moral por conta do meu corpo. Teve um episódio inesquecível em que um dos gestores, que por sinal de magro não tem nada, tocou no meu quadril e falou: 'porque esse quadril é tão largo, hein?'. Já falaram que eu tinha a perna torta, outra vez, quando a câmera chegou bem pertinho da minha mão, falaram que a minha mão estava 'detonada', cada hora era uma coisa. Mas o principal desde o início era o meu corpo. Sofri tanta pressão com isso, que precisei de ajuda médica e terapia para me aceitar como sou e cuidar dos distúrbios que tive por conta de tudo isso".

Diante do que passou, a apresentadora agora quer esquecer tudo e seguir em frente. "Agora é virar a página e agradecer pelo aprendizado que eu tive. Agora, tenho 'só' o mundo todo para desvendar! Lá eu tinha exclusividade de imagem, não podia nem dar entrevista, por exemplo. Agora posso tudo! Posso usar meus talentos, habilidades e potencialidades para me reinventar, se for preciso. Agora estou cheia de planos e projetos! Estou começando um canal no Youtube para continuar interagindo com os meus fãs. Vai chamar 'Janaína Moraes' e eu vou falar de temas como casamento, humildade, ego, filhos, espiritualidade, superação etc. Adoro temas de autoajuda e tenho muitos livros. Acho que nesse mundo caótico em que a gente vive, temos mais é que nos 'autoajudar' mesmo", contou.

E prosseguiu: "Mas não será só isso, como será um canal meu, vou fazer o que eu quiser, quando e como quiser. Se um dia quiser mostrar minhas filhas fazendo gracinhas, ou meus gatos brincando, farei. Se um dia quiser mostrar os bastidores de uma viagem ou uma trilha pra ir pra uma cachoeira que eu amo, também farei. Liberdade! Talvez faça um programa para TV com um professor da minha faculdade. Fui atriz de um curta-metragem dele e tivemos um feedback muito bom com a entrada do filme em vários festivais internacionais; a nossa parceria é bem bacana. Fora outros projetos menores".

Por fim, afirmou que quer comandar um novo programa de TV e citou dois projetos para a Record: "meu desejo mesmo é fazer um programa na TV. Me sinto muito à vontade e feliz trabalhando como apresentadora e o meu público é cúmplice disso. Tenho dois projetos muito bacanas que são a cara da Rede Record, se eles toparem me receber, podemos conversar e quem sabe, desenvolver essas ideias. Mas claro que estou aberta às oportunidades. Que a sincronicidade atue da melhor maneira possível e que o melhor esteja por vir!".

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de imprensa do Shoptime disse que “o canal tem 20 anos no mercado, sempre tratou seus associados com todo o respeito e repudia qualquer tipo de discriminação”.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado