Notícias

Desligamento da TV analógica será adiada para 2023


tvpaga-ondemand.jpg
Foto/ilustração

Como já era até esperado para quem acompanha mais de perto, a TV analógica vai demorar mais para se despedir do público brasileiro.

O GIRED (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e Rádio, criado em 2007 pela Associação Brasileira de emissoras de Rádio e TV para implantar o sinal digital de televisão e rádio) aprovou mudanças no cronograma.

Em 2016, apenas duas cidades terão o sinal analógico desligado: Rio Verde (GO) e Brasília. Outros municípios ficarão para até 2018 e um terceiro grupo, que acabaria de vez com o analógico no Brasil, só seria feito até 2023, cinco anos depois do divulgado pelo cronograma original.

Serão cerca de mil cidades desligadas até 2018: as capitais e respectivas áreas metropolitanas, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro (todos os municípios) e mais cerca de 15 cidades com as áreas metropolitanas, onde o sinal digital já é confiável.

Outra novidade para o cronograma é que, a partir de agora, o sinal analógico será transmitido na qualidade 16:9, semelhante ao digital.

Para isso, duas faixas pretas serão colocadas na borda e poderão ser usadas, por exemplo, para publicidade do desligamento e da programação do próprio canal.
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado