Notícias

STF arquiva inquérito sobre declarações racistas de Jair Bolsonaro no "CQC"


cee212488e3dddc4519045717395eece.jpg
Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, arquivou um inquérito aberto em 2013 contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) por declarações supostamente racistas contra a cantora Preta Gil.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a decisão seguiu o parecer da Procuradoria Geral da República, que optou pelo arquivamento da investigação. O inquérito foi aberto com base em uma entrevista concedida por Bolsonaro em março de 2011 ao "CQC".

Na atração, o deputado disse que não discutiria "promiscuidade" ao ser questionado pela cantora sobre como reagiria caso o filho se envolvesse com uma mulher negra. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, considerou que a emissora não disponibilizou a íntegra da gravação, mas apenas a versão editada, não sendo possível verificar se a resposta se relacionava, de fato, à questão.

“Com efeito, e não se pode negar, o termo utilizado ‘promiscuidade’ não tem a ver com qualquer expressão que remeta à etnia ou raça, mas sim atinente a questões sexuais, sobre que também é notório o posicionamento do parlamentar”, observou Janot. O ministro também considerou a imunidade parlamentar de Bolsonaro, que o protege civil e penalmente por suas opiniões. Barroso avaliou que no programa, o político foi entrevistado na condição de deputado federal.

Quando o "CQC" foi ao ar, a pergunta, previamente gravada, foi exibida no extinto quadro "O Povo Quer Saber". "Se seu filho se apaixonasse por uma negra, o que você faria?", perguntou Preta. Bolsonaro respondeu fortemente: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu".

Após a exibição, Preta Gil publicou em seu perfil no Twitter que processaria o deputado: "Advogado acionado, sou uma mulher negra, forte e irei até o fim contra esse deputado, racista, homofóbico, nojento".
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado