Notícias

Morre o comentarista Osmar de Oliveira, aos 71 anos


388e8a9c1f4735930184ca77414d0da7.jpg
Divulgação/Band

Faleceu nesta sexta-feira (11), no Hospital AC Camargo, o médico, jornalista, locutor e comentarista esportivo Osmar de Oliveira, conhecido pelos amigos como Dr. Osmar, um dos principais nomes da imprensa esportiva brasileira.

A causa da morte foi uma parada cardíaca, após complicações na área renal. A informação foi confirmada pela Band, emissora onde ele trabalhava.

O velório deverá acontecer na Beneficência Portuguesa, enquanto o sepultamento ocorrerá no Cemitério São Paulo, em Pinheiros.

Amigo pessoal de Osmar, Estevan Ciccone, da Rádio Bandeirantes, antecipou no Twitter: "Triste demais. Faleceu hoje Dr. Osmar de Oliveira. Uma das pessoas mais doces que conheci. #DrOsmar".

Pouco depois, a apresentadora Paloma Tocci também comentou: "Mais uma perda muito triste. Descanse em paz Dr Osmar. Meus sentimentos a familia, amigos, colegas de trabalho e fãs. #ripdrosmar".

Osmar de Oliveira estava internado desde o fim de maio, quando deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital AC Camargo, na Liberdade, em São Paulo.

O comentarista teve uma complicação em função deu um tumor retirado da próstata no dia 13 de maio, e estava melhorando. Porém, teve uma piora gradativa nos últimos dias, e acabou não resistindo.

Osmar de Oliveira era jornalista desde 1966, quando passou a ser redator da revista do Corinthians e ao mesmo tempo do jornal Coringão.

Durante o curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, foi convidado por Roberto Petri para trabalhar na TV Gazeta e na Rádio Gazeta em 1978, durante a Copa do Mundo da Argentina. Era narrador de TV, comentarista da rádio e participava da "Mesa Redonda".

Formou-se em jornalismo no ano seguinte. Em 1980, passou a ser locutor da Globo e depois de três anos foi para a Bandeirantes, tendo sido o primeiro narrador do "Show do Esporte" na equipe de Luciano do Valle, que tinha ainda Juarez Soares, Jota Jr., Elia Jr., Luiz Ceará, dentre outros.

Em 1986, convidado por Silvio Santos, foi para o SBT comandar a equipe de esportes que tinha Juca Kfouri como comentarista e Jorge Kajuru como repórter. Após a Copa do Mundo do México, voltou para a Band para cobrir os Jogos Olímpicos de Seul e em seguida passou a chefiar em São Paulo a equipe de esportes da TV Manchete.

Em 1992, retornou ao SBT ao lado de Juarez Soares, Orlando Duarte, Silvio Luiz, Luiz Alfredo, Oscar Ulisses, Nivaldo Prieto, entre outros. Em 1999 trabalhou na PSN, emissora americana de canal fechado no Brasil e em 2000 teve rápida passagem pela TV Cultura no programa "Cartão Verde".

No mesmo foi para a Record, onde trabalhou como locutor, comentarista e apresentador. Ficou sete anos nos programas "Debate Bola" e "Terceiro Tempo", comandados por Milton Neves. Em agosto de 2007, foi convidado e voltou para a Band.

Osmar estava escalado para comandar algumas transmissões da Copa do Mundo deste ano pela emissora dos Saad, mas não conseguiu trabalhar.

Torcedor fanático do Corinthians, ele também era médico ortopedista. E dá nome ao Instituto Osmar de Oliveira, que fica em São Paulo, voltado ao atendimento em ortopedia, fisioterapia e medicina esportiva.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado