Notícias

Correspondente do SBT relata susto após desaparecer em terremoto no Chile


807ec61db9f6638e17ae004cf981feda.jpg
Divulgação

A jornalista Patrícia Vasconcellos, correspondente do jornalismo do SBT na América do Sul, passou por maus bocados no Chile, onde foi cobrir o terremoto de 8,2 na escala Richter que atingiu o país.

Patrícia ficou sem comunicação com a redação da emissora de Silvio Santos por várias horas e ficou completamente desaparecida. Aconteceu que, quando chegou ao Chile, ela gravou um material para o "SBT Brasil" e deveria gravar outro para o "Jornal do SBT - Noite", mas um novo terremoto atingiu o país, no exato momento em que Patrícia falava com a editora Claudia Erthal.

Junto com o cinegrafista, ela teve que seguir para um estádio onde a população foi acomodada até passar o perigo. Só algumas horas depois conseguiu voltar a fazer contato com o SBT, informando que estava bem. Patrícia, posteriormente, falou com César Filho no "SBT Manhã - 2ª Edição" desta quinta (03), relatando que estava mesmo bem. Em seu Facebook, Patrícia Vasconcellos explicou toda a sua história no Chile.

Confira o relato na íntegra:

"Escrevo para avisar que está tudo bem, comigo e com o cinegrafista. Ontem não consegui mandar o material do 'Jornal do SBT' porque, enquanto falava com a Claudia Erthal [editora] na única linha que funcionava — a do lobby do hotel—, veio o terceiro tremor [o de 7.8]. Eu sinceramente acho que nunca senti tanto medo na minha vida.

A partir daí, tocou uma sirene em todos os cantos da cidade e uma gravação sonora dizia: 'Atenção, mantenham a calma, vão para a zona de segurança'. A partir daí, temos tudo gravado. Acabo de mandar o material para o 'SBT Manhã'. Como a cidade fica entre o mar e uma montanha de areia (o deserto) todos correm para a parte alta da cidade quando vem o terremoto. Muitas pessoas estão na rua acampadas porque estão com medo de voltar para casa.

Quando cheguei aqui correndo no fim do dia fiquei impressionada com o fato de a cidade estar calma. Não vi nada quebrado ou destruído. Está tudo em pé. Me explicaram que há vários anos a construção civil segue normas de segurança para terremotos. Em toda a cidade há placas indicando onde há risco e onde não há risco de tsunami. Eles estão realmente treinados. A questão, me disseram muitos, é que os tremores até então não tinham sido tão fortes.

Sobre nossa situação: o hotel tem estrutura mas, quando a terra treme, cai tudo. Telefone, internet e luz. Quem tem gerador, tem luz quem não tem fica no escuro. Então, não consegui sequer completar a ligação com a Claudia Erthal. A cidade ficou um breu e a energia só voltou agora.

Então, nesta quinta, se em algum momento eu não estiver conectada, é porque estou impossibilidade de me comunicar porque a internet cai a toda hora e o telefone também.

Eu não quis dormir no meu quarto que é no 21º andar porque, se aparece o alerta, acho que não aguento descer correndo as escadas. Vou ficar aqui no lobby.

Decidi alugar um carro amanhã [vou ver como, porque a cidade está com tudo fechado e falta comida, porque ninguém abre as portas dos comércios]. Eu prefiro dormir num carro amanhã e acho que sexta já podemos ir.

O caos é a insegurança e a falta de estrutura — não como há muito tempo, já que não há onde comprar comida; tem que fazer fila mesmo nos poucos lugares abertos".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado