Notícias

Governo regulamenta mudanças na classificação indicativa; confira


42cf389def460a24d47cd1880e2ba86c.jpg
Reprodução

O Governo Federal, através do Diário Oficial da União, publicou na manhã desta quarta-feira (12) mudanças na Classificação Indicativa, que regulamenta o que é exibido na televisão.

Segundo a lei nº 11.485/1, a nova portaria classificará, além de TV, jogos, filmes, CDs, DVDs, jogos e peças de teatro, programas de TV por assinatura e sites de vídeo on demand.

As mudanças ocorrerão em 30 dias. Para a TV, a principal mudança é o afrouxamento em relação às reprises de novelas feitas pela Globo em suas tardes. Antes, para reprisar um folhetim, a Globo tinha que mandar todos os capítulos reeditados para avaliação e aí, ela sofria a classificação.

Foi assim, por exemplo, que novelas como "O Clone" foram exibidas. Com a nova lei, será diferente: para reprisar uma trama, basta a emissora carioca enviar cerca de 10% (algo em torno de 20 capítulos) para obter a reclassificação.

Outra novidade é a classificação de programas ao vivo. Atrações como "Pânico" e "Programa do Ratinho", terão de ser autoclassificados pelos próprias emissoras.

A intenção é limitar o conteúdo muitas vezes apelativos mostrados por essas atrações, com o único motivo de subir os números do Ibope.

Programas locais e jornalísticos continuam sem serem classificados.
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado