Notícias

RedeTV! completa 14 anos em recuperação e aposta na Série B para 2014


e448958c5da03a27d4b3fff93628a9ac.jpg
Divulgação/RedeTV!
A RedeTV! está completando nesta sexta-feira (15) aniversário de 14 anos. A emissora foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1999 em substituição à Rede Manchete, dissolvida meses antes após uma série de dívidas que levaram à sua falência.
 
Mais nova emissora dentre os cinco maiores players da TV aberta, a RedeTV! é um canal concebido a partir de uma sociedade entre Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. Amílcare foi o criador de um sistema interativo que permitia os telespectadores a votar em enquetes de programas como "Você Decide", enquanto Marcelo era um dos profissionais do departamento comercial da Globo e que mais tarde fez sociedade com Amílcare.
 
Em seus primeiros anos, a RedeTV! teve uma proposta diferente de suas concorrentes, apostando em programas jovens e inovadores, os quais só costumavam ter espaço na TV a cabo. Houve apostas em talentos que estavam consolidando suas carreiras e que hoje são referência, como Fernanda Lima, do "Interligado", e Adriane Galisteu, do "Superpop". Também foi dado espaço a nomes de grande prestígio mas que não vinham encontrando espaço na TV aberta, como Sônia Abrão, Otávio Mesquita, Jorge Kajuru e João Kleber. Monique Evans, Augusto Xavier e Ney Gonçalves Dias foram outros dos profissionais contratados na época.
 
A RedeTV! teve um crescimento rápido e, mesmo tendo que lidar com algumas baixas antes de se consolidar, como a ida de Galisteu para a Record e Otávio Mesquita para a Band, já incomodava suas concorrentes em alguns horários. João Kleber, com o "Eu Vi na TV" nas noites de segunda, constantemente desbancava a Globo da liderança. O "TV Esporte", de Jorge Kajuru, também era um dos destaques da faixa do meio-dia e costumava perder apenas para o SBT e a Globo. 
 
Pilares como o jornalismo também passaram a ser desenvolvidos. A criação do "Repórter Cidadão", com José Luiz Datena, movimentou a TV em 2002, ainda que ele tenha deixado o canal poucas semanas após a estreia. Marcelo Rezende assumiu o formato e teve bastante êxito.
 
A novela "Betty, a Feia" e o "Pânico na TV" foram outros dos grandes sucessos emplacados pela emissora nos anos 2000. Junto a eles, também há o "A Casa é Sua", que passou por Sônia Abrão e pelo polêmico e já falecido Clodovil Hernandez, e os campeonatos internacionais, como o da UEFA, até então limitados aos assinantes de TV paga.
 
Também tiveram espaço no canal Marília Gabriela, com o "Gabi", Luiz Gasparetto, com o inquieto e diferente "Encontro Marcado", Luiza Mell, com o "Late Show", Olga Bongiovanni, do "Bom Dia Mulher", Fabiana Saba, com o "Interligado", Luciana Gimenez, que comanda o "Superpop" há mais de dez anos, entre outros.
 
No fim dos anos 2000, a RedeTV! entrou em uma crise, a qual foi acentuada entre 2011 e 2012. Cortes de verbas, frequentes atrasos nos salários, extinção de programas e ações judiciais eram acontecimentos frequentes no canal.
 
Em 2011, a RedeTV! teve alguns de seus principais momentos da história. Após algumas semanas de negociação, a emissora viabilizou a contratação de Hebe Camargo, que havia dedicado mais de 20 anos de carreira ao SBT. A loira deixou o canal de Silvio Santos em busca de uma proposta salarial mais vantajosa e um horário mais estável e agradável para o seu programa.
 

Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho são os donos da RedeTV!
 
Naquele mesmo ano, a RedeTV! também venceu a licitação do Clube dos 13 pelos direitos de transmissão em TV aberta do Brasileirão de 2012 a 2014.
 
Nenhuma das duas transações rendeu bons frutos à emissora.
 
Hebe Camargo logo começou a se queixar da estrutura e do clima atravessado pela empresa, afinal os meses que sucederam sua contratação foram os que marcaram o auge dos atrasos nos salários e demissões.
 
Já o Brasileirão, que havia sido conquistado após a recusa da Record de participar da concorrência, sequer foi levado. A Globo passou a negociar com os times de futebol de forma individual, desautorizando assim o Clube dos 13.
 
O ano de 2012, por sua vez, foi um dos piores para a história da RedeTV!. A emissora perdeu o "Pânico" para a Band após persistir nos atrasos dos salários de alguns dos profissionais da equipe. Houve até mesmo uma tentativa de segurar os integrantes por meio de contratos individuais. Sabrina Sato foi um das que recebeu proposta de programa solo, mas preferiu seguir seus colegas rumo à Band.
 
Rafinha Bastos foi contratado sob vários holofotes após ter saído da Band. O escândalo referente ao "CQC", quando disse que "comeria" Wanessa Camargo e seu bebê, ainda estava rendendo e a repercussão causada por sua contratação foi bastante grande.
 
Na RedeTV!, Rafinha foi responsável por adaptar o "Saturday Night Live", formato de sucesso na TV americana há mais de 20 anos, para o Brasil. O humorístico foi colocado no ar para disputar com o "Pânico na Band" e havia expectativas de tirar a audiência dos antigos contratados. No entanto, o "SNL" não sobreviveu. Suas médias raramente ultrapassavam a casa dos 2 pontos contra ao menos 7 dos concorrentes. Rafinha Bastos pediu demissão meses depois e o formato foi extinto.
 
Em janeiro deste ano, a RedeTV! acertou a contratação de João Kleber e fechou um pacote de novidades. A emissora decidiu revitalizar a faixa das manhãs, concedendo um programa diário a João, e também as noites de domingo, com a volta do "Teste de Fidelidade". Também foi promovida a estreia do "Sob Medida", de Daniela Albuquerque, e a volta de "Betty, a Feia". Em paralelo a isso, o game-show "O Último Passageiro" foi extinto.
 
Os índices da RedeTV! praticamente triplicaram na faixa da manhã e João Kleber levantou o Ibope das noites de domingo, embora os mesmos não sejam sequer metade do que o "Pânico" alcançava. A média-dia do canal, que em outras épocas sustentava uma briga direta com a Band, atualmente é incapaz de vencer a Cultura em determinados dias.
 
Apesar de seus índices não serem considerados altos, houve um certo crescimento e também uma recuperação em seu fôlego. Os salários passaram a ser pagos em dia e atrasos no pagamento de direitos trabalhistas passaram a ser regularizados.
 
Para o ano que vem, a grande aposta deverá ser a Série B do Campeonato Brasileiro. O torneio vinha sendo exibido pela Band, que desistiu do mesmo por questões de orçamento. Como o canal do Morumbi exibirá a Copa do Mundo em parceria com a Globo, optou-se por concentrar todos os esforços no mundial que será realizado aqui.
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado