Notícias

Morre o ator Jorge Dória, aos 92 anos

Morte aconteceu às 15h05 por complicações cardiorrespiratórias e renais


82058c8d65d2ff86ef6fa99af7b36b2f.jpg
Divulgação/TV Globo

Morreu na tarde desta quarta-feira (06), aos 92 anos, o ator e humorista Jorge Dória.

Ele estava internado desde o dia 27 de setembro no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, e faleceu após complicações cardiorrespiratórias e renais.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da clínica.

Jorge Dória começou sua carreira artística em 1942, no teatro. Em 1948, se lançou no cinema, no melodrama "Mãe", do radialista Teófilo Barros. Foi um dos primeiros atores homens brasileiros, numa época de grande preconceito.

Iniciou na televisão em 1953, atuando na novela "Delícias da Vida Conjugal", da Tupi. Mas sua carreira foi se consolidar a partir de 1970, quando fez a trama "E nós, Aonde Vamos?", da TV Rio, quando já era bastante requisitado no teatro e no cinema.

Dória estreou na Rede Globo em 1972, numa participação na novela "Uma Rosa Com Amor", de Vicente Sesso. No mesmo ano, viveu o Lineu na primeira versão do famoso seriado "A Grande Família".

[galeria]

Além delas, atuou em tramas como "Zazá", "Deus nos Acuda", "O Pulo do Gato", "Meu Bem, Meu Mal" - que lhe rendeu um prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo personagem Emílio Castro -, "Brega & Chique", "Que Rei Sou Eu?", "Rainha da Sucata", "Quatro por Quatro", "Suave Veneno" e "Malhação", entre outras.

Bom humorista, Jorge Dória fez vários programas do gênero, como "Sai de Baixo" e "Os Normais", onde foi o pai de Rui (Luiz Fernando Guimarães).

Também encenou muitas peças de teatro, como a bem-sucedida "A Gaiola das Loucas". E teve 22 filmes em seu currículo, sendo o último deles "O Homem do Ano", em 2003.

Seu último trabalho na TV foi no "Zorra Total", da Globo.

Deixe sua mensagem sobre Jorge Dória no Fórum NT; acesse

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado