Colombiano

Rio de Janeiro recebe mostra de cinema com filmes do diretor Luis Ospina


Luis-Ospina-2_cd00ccc3e2912938a80845053b460d2f9498715e.jpeg
Divulgação

Desta terça-feira (27) até 9 de julho, moradores do Rio de Janeiro ou quem estiver visitando a cidade podem conferir em primeira mão uma mostra com os principais trabalhos de Luis Ospina, diretor colombiano, exibida na Caixa Cultural do Rio.

“A Caliwood de Luis Ospina - Cinema Colombiano de Vangurada” traz uma retrospectiva completa do realizador colombiano, fundador do Grupo de Cali e expoente do cinema independente da Colômbia.

Ao todo, serão 34 títulos que se dividem em três categorias: ficção, documentários e projetos experimentais. O cineasta já é reconhecido internacionalmente por sua obra. Porém, pouco divulgado no Brasil.

Em Comunicado Oficial, a curadora Lúcia Ramos Monteiro afirma que o povo brasileiro está muito acostumado a acompanhar o cinema Norte-Americano e Europeu, dando pouca atenção ao que se faz nos demais Continentes. Em especial, o Latino-Americano.

Para ela, o cinema Caliwood (espécie de Cinema Novo Colombiano) é de fundamental importância, já que promove reflexões que ajudam a pensar a dinâmica entre o cinema regional e nacional, assim como demais segmentos.

“Assim como o estilo documentário e a relação entre humor e terror, características presentes também no cinema brasileiro”, disse. “Vários temas presentes nos filmes da mostra dialogam diretamente com questões fundamentais para o cinema brasileiro", finaliza a profissional.

Além dos filmes, outros eventos completam a programação da mostra como, por exemplo, uma sessão Masterclass com o cineasta, realizada no dia 1° de julho.

Veja programação completa do Caixa Cultural do Rio.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado