Enfoque NT

Com mais um sequestro de mocinha em reta final, Globo mostra falta de originalidade

Nos últimos capítulos de "Os Dias Eram Assim", Alice será sequestrada por Vítor


osdiaseramassimvitoralice_51e3b0e98c4d58f3059d37588e7204949d5e381c.jpeg
Supersérie da Globo cai no clichê e não se diferencia em reta final - Divulgação/TV Globo

A Globo vai recorrer a um velho clichê para dar fôlego na reta final de "Os Dias Eram Assim".

Sem ter mais para onde andar, Vítor (Daniel de Oliveira) levará Alice (Sophie Charlotte) para um sítio e a manterá presa.

Adivinhem quem a salvará? Claro, Renato (Renato Góes), conforme antecipou o jornal Extra na edição desta segunda-feira (7).

Esta será a quarta vez que a emissora usará desse artifício mais do que batido nos últimos capítulos de suas novelas.

Vamos falar somente de 2017, caso contrário, você, internauta, não leria uma reportagem (se é que lerá) tão longa até o final.

Com mais um sequestro de mocinha em reta final, Globo mostra falta de originalidade

A fracassada "A Lei do Amor", que terminou em março, não fugiu a regra. Nos últimos capítulos, Helô (Cláudio Abreu) foi mantida em cativeiro por Magnólia (Vera Holtz). É claro que no final deu tudo certo, e o bebê que Helô estava esperando foi quem salvou sua outra filha Letícia (Isabella Santoni), que precisava de um transplante de medula.

Num curto espaço de tempo, "Sol Nascente", folhetim das 18h, também não teve criatividade. Depois de passar anos preso, o grande vilão César (Rafael Cardoso) sequestrou Alice (Giovanna Antonelli) como seu primeiro ato.

Deixou a mocinha em cativeiro até o último capítulo, sendo salva pelo herói da trama.

Com mais um sequestro de mocinha em reta final, Globo mostra falta de originalidade

Até mesmo "Malhação", na última temporada, fez uso desse clichê. O vilão Caio (Thiago Fragoso) sequestrou Manuela (Milena Melo), escondeu o cadáver de Tita (Paula Rossani) e tentou matar Ricardo (Marcos Pasquim). Pelo menos acrescentou alguns outros delitos em sua lista.

No final, obviamente, tudo teve um final feliz.

O que preocupa são situações semelhantes das novelas da Globo, para não dizer iguais, nos últimos anos. Sempre há uma que recorre ao clichê do sequestro da mocinha, na mais absoluta falta de criatividade.

Thiago Forato é jornalista, escreve sobre televisão há 12 anos e assina a coluna Enfoque NT há seis, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Converse com ele: thiagoforato@natelinha.com.br  |  Twitter: @tforatto 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado