Colunas

Tiago Santiago fala com exclusividade sobre segredos de "A Escrava Isaura"

Autor conta que precisou reescrever 40 capítulos após acidente com o ator Lugui Palhares


tiagosantiago-fotogrande.jpg
Foto: Divulgação
Com o atraso das gravações da novela medieval  "Belaventura", a RecordTV exibe a partir do dia 9 de janeiro, a reprise do romance de Bernardo Guimarães, "A Escrava Isaura" , substituindo "Escrava Mãe".
 
 A trama produzida em 2004,  foi a primeira novela de Tiago Santiago como autor principal. "Fiz com muito amor, muito foco, muita dedicação, muito estudo. Não faria nada diferente. Amo a novela, do jeito que é", conta Tiago Santigo, em entrevista exclusiva a Coluna do Sanduba, do NaTelinha.
 
 
Antes da trama sobre Isaura, o autor foi colaborador de novelas como "Vamp", "Uga-Uga e "Kubanacan" na Rede Globo.
 
No decorrer das gravações de "A Escrava Isaura", Lugui Palhares caiu do cavalo e acabou fraturando uma perna. Com o acidente, Tiago Santiago foi obrigado a reescrever 40 capítulos, modificando o destino de Helena (Fernanda Nobre). "Não ia se casar, ia dizer não ao doutor Paulo (Fabio Junqueira) e fugir da igreja com o rapaz que amava, na garupa do seu cavalo. Como o Lugui não podia mais gravar o resgate nem fazer as cenas seguintes de perseguição do casal, a Helena se casou e uma variação de "A Megera Domada", de Shakespeare.
 
Leia na integra a entrevista exclusiva à coluna:
 
NaTelinha - "A Escrava Isaura" é um coringa na programação da RecordTV, sempre quando é exibida tem conquistado uma boa audiência. Na sua opinião, qual o motivo deste sucesso com o telespectador?
 
 
Tiago Santiago - São várias razões. O folhetim original de Bernardo Guimarães, de 1875, é sensacional. É uma história de luta pela liberdade, de uma mulher e de um povo escravizado. A mocinha pura e intrépida ilude o malvado e louco senhor, obcecado por ela, foge do cativeiro, muda de identidade, conhece o herói abolicionista, enfrenta de novo o carrasco e vence no final. É uma trama perfeita, sem erro. A realização do Herval Rossano foi excepcional, nas duas versões da novela, que ganharam o mundo. Eram lindas a cenografia de Daniel Clabunde, os figurinos de Cesar Elias,a fotografia de Elvio Medeiros, a direção de arte, todos sob a batuta do maestro Herval, inclusive minha adaptação, feita em parceria com a grande dramaturga e roteirista Anamaria Nunes e a valiosa colaboração de Altenir Silva.  
 
NaTelinha - "A Escrava Isaura" foi sua primeira novela como autor principal. Fazendo uma autocrítica, escreveria rumos diferentes na trama?
 
Tiago Santiago - Fiz o melhor que pude. Era um grande desafio, a minha primeira novela como autor titular. Feita com muito amor, foco, muita dedicação e estudo. Não faria nada diferente. Amo a novela, do jeito que é. 
 
 
NaTelinha - Qual foi o maior desafio na adaptação de "A Escrava Isaura"? 
 
Tiago Santiago - O maior desafio foi quando o ator Lugui Palhares caiu do cavalo, fraturou a perna, e tive que reescrever 40 capítulos de novela, cena a cena, às vésperas de gravar. 
 
Helena (Fernanda Nobre) não ia se casar, ia dizer não ao doutor Paulo (Fabio Junqueira) e fugir da igreja com o rapaz que amava, na garupa do seu cavalo. Como o Lugui não podia mais gravar o resgate nem fazer as cenas seguintes de perseguição do casal, a Helena se casou e uma variação de "A Megera Domada", do Shakespeare, entrou na história.
 
NaTelinha - Quais foram as principais diferenças da versão exibida pela Globo na década de 70?
 
Tiago Santiago - A grande diferença da nossa versão do século XXI, na RecordTV, é a presença do quilombo na novela, a visão do povo afro-descendente como agente de sua própria liberdade. Sobre as versões do Gilberto Braga e minha, temos em comum apenas o que já estava no Bernardo Guimarães, a trama de Leôncio, Isaura e Álvaro. Por isso sempre digo que não fizemos remake, nem poderíamos. Nem quis olhar o que o Gilberto tinha feito, para não me influenciar.    
 
NaTelinha - Teria vontade de escrever uma outra novela com a temática abolicionista?
 
Tiago Santiago - Sim, amo histórias de pessoas que batalham para ser livres e superar qualquer forma de opressão. Contar esse tipo de histórias é certeza de prestar bons serviços. Desejo Feliz Natal e Maravilhoso 2017 a todos os leitores da coluna.
 
RecordTV ainda não bateu o martelo que Xuxa permanece na segunda-feira
 
Sobre a temporada 2017 do programa da Xuxa na RecordTV,  ainda não podemos afirmar que a atração permanece às segundas na emissora. Tudo vai depender da aprovação do novo formato pela diretoria.
 
Conforme adiantamos em primeira mão, o novo programa que Xuxa tenta levar para a RecordTV é inspirado na apresentadora argentina Susana Giménez, do canal Telefé. Xuxa quer voltar a fazer ao vivo. O domingo continua como uma possibilidade.
 
Xuxa no SBT
 
 
Já está tudo certo para Xuxa ir ao SBT gravar o comercial do seu perfume para a marca "Jequiti" em Janeiro. A previsão de lançamento será em abril ou maio, embora o desejo da apresentadora fosse março, mês do seu aniversário.
 
RecordTV e Casablanca , o Primo Rico e Primo Pobre da TV
 
RecordTV Rio e Casablanca agora dividem o mesmo espaço no extinto Recnov. Enquanto a moderna recepção da emissora é na entrada principal do complexo de estúdios, a entrada da Casablanca fica na parte de trás do terreno, e o acesso é através de uma estrada de terra batida.
 
A recepção é uma pequena cabana feita de lona, onde todos são identificados. Lembram dos personagens eternizados por Brandão Filho e Paulo Grancindo no quadro "Primo Rico e Primo Pobre"? Então,  resume bem essa história.
 
Homenagem a Marina Miranda
 
 
Na última segunda-feira (19), aconteceu no Teatro Princesa Isabel no Rio de Janeiro, o espetáculo "64 anos de Carreira da Atriz Marina Miranda". A homenagem foi organizada para parabenizar a atriz pela sua grandiosa importância no circuito cultural.
 
 
Com o apoio do proprietário do Teatro Princesa Isabel, Orlando Miranda, as produtoras Ayala Rossana e Paula Goodarth, coordenaram o evento que comoveu  todos que participaram. A atriz se emocionou com tanta demonstração de carinho feita pelos  artistas que se apresentaram no show. Merecido.
 
"Fofocando" em janeiro
 
Mesmo com toda confusão nos bastidores, se nenhuma ordem de última hora mudar o planejado, o "Fofocando"continua em Janeiro.

Eu fico por aqui ou toda hora no Twitter @Sanduba

 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado