Colunas

Sônia Abrão fala sobre "A Tarde é Sua" e saída do irmão: "estou sem chão"

Elias Abrão foi promovido para a superintendência artística da RedeTV!


sonia-abrao-683156.jpg
Fotos: Divulgação

Com todo seu carisma, Sônia Abrão vem sendo considerada a estrela das tardes da TV brasileira. A apresentadora está completando dez anos no ar com o programa "A Tarde é Sua", a maior audiência diária e um dos maiores faturamentos da RedeTV!.

O formato é simples: uma mesa, dois convidados e uma âncora, que juntos comentam as principais notícias do dia, seja do entretenimento ou não. Mas neste caso, a notícia não é o principal elemento do sucesso da atração, mas sim a presença de Sônia Abrão.

"Algumas pessoas falam sobre o programa ser de fofoca, mas muita gente pode encontrar um caminho do que é discutido lá. Não é uma coisa simplesmente banal, é uma coisa que faz as pessoas pensarem, só que de um jeito muito leve e de preferência bem humorado", diz a apresentadora em entrevista exclusiva a esta coluna do NaTelinha.

Essa leveza tem funcionado há anos, com médias entre e 2 e 3 pontos, chegando até a 5 e beliscando a vice-liderança, algo considerado muito bom para os padrões da RedeTV!.

"Não sei qual seria o segredo exatamente. As pessoas começam a acompanhar o programa e gostam. Acho que sentem uma franqueza da gente, uma maneira de colocar as coisas com muita verdade", diz Sônia Abrão, que também nega que tenha negociado no ano passado sua ida para o SBT.

Na entrevista, Sônia conta que levou um baque quando seu irmão, Elias Abrão, deixou o programa para assumir a superintendência artística da RedeTV!. "Agora ele assumiu o cargo de diretor artístico da RedeTV!, isso foi um baque pra mim, por outro lado eu achei maravilhoso porque vai enriquecer ainda mais a emissora. Mas sem ele estou sem chão", confessa.

Confira a entrevista completa:

No dia 1º maio você estará completando 10 anos de "A Tarde é Sua". Na sua opinião, quais são os motivos que fazem da atração ser maior audiência diária da RedeTV!?

Sônia Abrão -
Não sei qual seria o segredo exatamente. As pessoas começam a acompanhar o programa e gostam. Acho que sentem uma franqueza da gente, uma maneira de colocar as coisas com muita verdade. Formatos de programa são muitos parecidos hoje em dia, então, muita coisa é parecida com outra. A única coisa que pode se fazer entre um programa e outro é o apresentador e os convidados, mas principalmente o apresentador. A questão no nosso programa é a opinião, não só minha, como as dos convidados, a troca de ideia e refletir sobre muita coisa. Algumas pessoas falam sobre o programa ser de fofoca, mas muita gente pode encontrar um caminho do que é discutido lá. Não é uma coisa simplesmente banal, é uma coisa que fazem as pessoas pensarem, só que de um jeito muito leve e de preferência bem-humorado. Mas não vale o bem-humorado forçado como estão fazendo hoje em dia.  

Por ter um jeito transparente, mesmo quando você fica em silêncio, o público que acompanha o programa consegue fazer uma leitura do que você está pensando em algumas discussões. Você percebe isso?

Sônia Abrão -
Quem acompanha aprende a ler a gente, é engraçado isso. A lente da câmera é o olho do telespectador. E olhando ali, você tem que falar o que você pensa de verdade. Pode estar certa ou errada, a diferença de opinião é muito importante. Não pode ser uma unanimidade, se não a coisa fica muito fria e acomodada. Eu gosto de ponto de vistas diferentes. Você não pode falar esperando que todo mundo concorde, tem que dizer o que você pensa. O legal é a individualidade da personalidade de cada um. Acho muito errado o "Vídeo Show", sai a Monica Iozzi e eles querem colocar alguém no mesmo formato, como se as pessoas fossem feitas em série. Cada um é de um jeito.

Quais serão as novidades para a temporada 2016 do "A Tarde é Sua"?

Sônia Abrão -
Vai ter um novo cenário, isso é certeza. O programa é ao vivo, ele é feito no calor do momento e o que vai rolar somente na hora vamos saber. A gente tá pensando lá para meio de abril, mas o programa vai ter mais interatividade e mais participação do público. Agora sempre vai ter a mesa, disso eu não abro mão pra conversar com o pessoal. Eu sou muito bagunceira (risos).

No ano passado, foi divulgado na imprensa que Silvio Santos estaria interessado em levar seu programa para o SBT. Houve de fato uma sondagem?

Sônia Abrão -
O Silvio Santos é um grande incentivador do meu trabalho. Mas não houve sondagem, eu não posso falar bem do SBT, que o pessoal acha que vou ser contratada, que estou indo pra lá, isso não é verdade. Eu estou muito bem na RedeTV! e eles estão muito bem com os profissionais deles lá. Mas o vínculo de amizade existe. Então, sempre tem convites para participar do Ratinho, Danilo Gentili e do programa do Silvio. Estamos sempre lá e o pessoal do SBT sempre vem à RedeTV!. É uma amizade muito legal entre as duas emissoras. Mas comigo sempre acontece isso, talvez porque eu comecei minha carreira lá praticamente.

Qual o grau da sua participação no programa? Você define o que vai ao ar no "A Tarde é Sua"?

Sônia Abrão -
Responder essa pergunta nesse momento é complicado, porque estou numa fase de transição. Eu fiquei 15 anos praticamente sendo dirigida todos os dias pelo meu irmão, que é o Elias. Agora ele assumiu o cargo de diretor artístico da RedeTV!. Isso foi um baque pra mim, mas por outro lado eu achei maravilhoso que vai enriquecer ainda mais a emissora. Mas sem ele estou sem chão. Eu posso até posso opinar sobre algumas coisas mas a última palavra sempre é do diretor. Foi justo nesse momento que o programa tá completando 10 anos que muda tudo, levei um baque. Mas estou muito bem cuidada pelo trio de diretores do programa. Mas o Elias como superintendente está sempre de olho na gente aqui, claro, dando a opinião dele e as orientações.

Você sempre é muita franca nos seus comentários sobre o meio artístico, não poupando nem amigos. Já teve alguma complicação com pessoas próximas devido a algum um comentário emitido no programa?  

Sônia Abrão -
A gente trabalha tanto, que amigo a gente vai fazendo no nosso dia a dia no trabalho. Eu quando emito alguma opinião no programa eu não me escondo como fazem outras pessoas. Eu estou sempre disponível pra conversarem comigo. Meu compromisso é com o público, não vou deixar de dar alguma informação por ser meu amigo.

Houve muita polêmica com sua opinião sobre como a Joelma conduzia sua separação pela mídia. O que tem a dizer sobre isso?

Sônia Abrão -
Eu fui muito clara que minhas críticas eram sobre seu comportamento profissional. Quanto ao problema no casamento dela, eu não tenho nada a ver com isso. Joelma não vai, mas o programa está com portas abertas.


Obrigado pela entrevista, Sônia. Eu fico por aqui ou toda hora no twitter @sanduba

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado