Colunas

Rogério Forcolen abre o jogo sobre sua demissão da RedeTV!

E mais: Globo domina ação da Olimpíada e notícias do Carnaval


forcolen.jpg
Fotos: Divulgação

Rogerio Forcolen topou conversar pela primeira vez com a imprensa sobre sua saída da RedeTV!. O jornalista apresentava o "RJ Notícias" e tinha contrato com a emissora até o final de 2016, porém foi demitido recentemente.

Informações que circularam diziam que Forcolen foi afastado da RedeTV! depois de uma forte discussão com a equipe do telejornal.

Em entrevista exclusiva a esta coluna, o apresentador conta o que realmente aconteceu e como fica seu futuro na TV.

Confira:

Qual foi o motivo da sua saída da RedeTV!?

Rogério Forcolen -
Eu recebi a informação da RedeTV! que em 2016 eles não gostariam de contar mais com meus serviços. Se o motivo é porque houve uma discussão algum dia na redação, se foi por isso ou por aquilo, eu não sei. Eu nunca fui suspenso, eu estava de férias. Mas uma vez aquela história de blogs, da imprensa ou alguém de dentro da redação que fica mandando isso.

Eu estava de férias. Quando você vai ser suspenso de um serviço que está prestando, tem que haver uma notificação ou informação da gerência ou da direção, mas isso jamais aconteceu. Até porque não houve nenhuma discussão deste tamanho pra isso.

Alguém passa essa informação, tem que ver quem passa. Isso tudo é jornalismo da especulação e no jornalismo da especulação, ele cabe tudo, qualquer coisa. A verdade vai ser aquela, não adianta você desmentir. De onde tiraram essa informação?  

Você acha que foi alguém da redação?

Rogério Forcolen - 
Em todas as redações sem exceção no Rio de Janeiro tem esse tipo de conduta. O João e o Pedro estão na redação. O Pedro grita: "Que matéria foi essa que vocês colocaram? Não tinha informação nenhuma". Vai estar tudo bem. Mas se for o Forcolen reclamar, já tem um plantão esperando pra dizer: "Hoje o Forcolen reclamou, depois de meses".

O principal produto do jornalismo é a apuração, isso eu sempre cobrei. Pra dizer que um hospital está sem médico tem que apurar. Eu sou um cara que desde que cheguei no SBT, sempre trabalhei em equipe, eu sempre promovi a equipe. Claro que você está numa posição de liderança e o líder tomar algumas decisões que não agradam todo mundo. Tem blogs que escrevem bobagens e dizem que eu sai pela portas dos fundos do SBT. A verdade é que o SBT não queria que saísse, eu tinha um ótimo relacionamento. A Record só conseguiu me tirar de lá na segunda tentativa.

Então você acredita que sua dispensa da RedeTV! foi devido à crise?

Rogério Forcolen -
Eu não posso afirmar nada. Eu não estou na cabeça do gestor, ele tem direito de querer você ou não. O gestor pode achar que você é caro demais para um momento que estamos vivendo hoje, pode querer promover uma pessoa dentro da TV que tem um custo menor e isso é um direito dele.

Eu só sei que recebi uma informação que meus serviços estavam dispensados para 2016. Fico chateado, porque eu peguei um jornal que dava 0,6 ponto, que não tinha uma repercussão, mas com meu trabalho de equipe, meu know-how e a migração dos meu fãs, ele cresceu em audiência. Eu tenho uma legião de fãs, isso pra mim é importante, eu sempre tive muita credibilidade junto com o público do Rio de Janeiro, porque eles sabem que jamais vou usar um canal de TV para ficar perseguindo ninguém. Eu falo o que o povo quer falar, tenho 28 anos de trabalho e não tenho nenhum processo de calúnia e difamação. Isso porque eu sei falar, estou ali prestando um serviço.

Você sentiu algum clima na emissora de que essa dispensa poderia acontecer?

Rogério Forcolen -
A gente sente alguma coisa que está rolando nos bastidores. Muitos falavam em crise, crise e crise. Aliás, sempre que você tirar férias nas empresas, principalmente quando vem uma crise, é difícil. Mas eu tinha que tirar minhas férias, que seria a partir do dia 05 de dezembro, mas eu deixei pra tirar no dia 17 porque minha filha ia entrar de férias só no dia 18. Então eu decidi aproveitar e emendar até o final do ano. Eu voltaria dia 28 de dezembro, mas recebi a informação antes da dispensa

Como você avalia sua passagem na RedeTV!?

Rogério Forcolen -
Eu não tenho raiva de nada, eu fico triste e lamento por não falar mais com o público carioca nesse momento. E com o efeito da crise no Rio de Janeiro a gente não sabe o que vai acontecer. Mas eu fico muito feliz com minha passagem na RedeTV!. Foi um trabalho digno e honesto, foi ótimo. Mesmo com todas as dificuldades que tínhamos de logística como tem a maioria das redações.

Eu agradeço muito a RedeTV!, por ter apostando, de ter modificado o jornal e ter investido um pouco mais em tecnologia. Eu saio sem mágoa da RedeTV! como em todas as emissoras que trabalhei. Eu respeito a decisão deles, como eles também têm que me respeitar como profissional.

Seu contrato da RedeTV! iria até quando?

Rogério Forcolen -
Iria até novembro de 2016.

Houve uma rescisão de contrato da parte da RedeTV! e provavelmente uma multa contratual?

Rogério Forcolen -
Sim.

Você acha que no momento da contratação de Fábio Barreto, ex-Band, esse cenário já poderia estar desenhado?

Rogério Forcolen -
O Fabinho é um cara muito querido e super profissional. E a mesma história do futebol, vamos comparar? No futebol você tem um centroavante e aí os caras  contratam outro centroavante. E você é um custo para empresa, numa crise, todos os clubes grandes estão enxugando. Agora com o jornal estabilizando, ele é um profissional muito bom. Pessoalmente a gente fica preocupado, mas temos que continuar, sem ficar sofrendo por antecipação.

Qual será seu futuro a partir de agora?

Rogério Forcolen -
Eu tenho proposta do Sul, mas eu gostaria muito de tentar fica mais um tempo no Rio. Não estou colocando o Sul em segundo plano, é porque o projeto ainda está aqui. Em cinco anos que estou no Rio eu consegui um espaço muito grande com o público carioca.

*

Artistas de Record, SBT e Band são rejeitados na Olimpíada do Rio

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fechou uma parceria com a Globo e com a Som Livre para produção do clipe oficial da delegação Brasileira na Olimpíada do Rio. O vídeo foi exibido no último domingo (3) no "Fantástico".

Em paralelo a isso, o COB selecionou diversas personalidades para convocar a torcida em apoio aos atletas brasileiros nas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos Rio 2016. São os Padrinhos e Madrinhas do Time Brasil.

Mas estranhamente, a grande maioria dos selecionados são artistas da Globo, Globosat e da Som Livre. Confira a lista: Luciano Huck, Otaviano Costa, Rodrigo Lombardi, os chefs de cozinha Roberta Sudbrack e Claude Troisgros, os cantores Preta Gil, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Toni Garrido, Thiaguinho e Gaby Amarantos, os empresários Carol Sampaio e Bruno Chateubriand e o Grupo Cultural Afroreggae.

Nomes representativos da TV brasileira como Silvio Santos, Marcos Mion, Danilo Gentili, Rodrigo Faro, Xuxa, Eliana e Ana Paula Padrão foram rejeitados.

Fontes ouvidas por esta coluna informam que os nomes foram selecionados em comum acordo entre o COB e o Grupo Globo. Com isso, a emissora não teria que exibir eventos com artistas de emissoras concorrentes.  

Procurada, o COB respondeu: “O programa de Padrinhos do Time Brasil não tem qualquer relação comercial com a TV Globo, Som Livre ou qualquer outra organização. Os Padrinhos do Time Brasil são personalidades de destaque dentro de seus segmentos de atuação, e tem a missão de convocar a torcida e reforçar o nosso Time. Todos foram escolhidos para representar o Time Brasil, de forma voluntária, demonstrando todo o seu apoio e paixão pelo esporte nacional e incentivando os nossos atletas na busca pelos melhores resultados".

Dado o recado, embora seja melhor que uma nota, uma atitude. Vamos aguardar a escolha de novos padrinhos de forma mais heterogênea.

Claudia Leitte não está gostando de Anitta na Mocidade

Claudia Leitte é madrinha da bateria da escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel e Anitta é a musa da mesma agremiação. Duas estrelas e muita confusão nos bastidores.

Pedidos de agentes de ambas as partes estão deixando pessoas loucas na Mocidade. Assessores de Claudia Leitte não gostaram da participação de Anitta na última quarta-feira (6) nas ruas da comunidade.

Não vamos dizer que seja de propósito, mas a cantora de funk ficou em frente aos ritmistas da escola, lugar reservado para Claudia Leitte. Informações de dentro da Mocidade dão conta que este é o último ano da cantora de axé na agremiação.


Anitta estragou amizade com Preta Gil

A tentativa da funkeira em ter seu bloco nas ruas do Rio de Janeiro melou a amizade dela com a Preta Gil. A filha de Gilberto Gil não esconde a decepção de ninguém.

Sabrina Sato vem de professora na Vila Isabel

Sabrina Sato virá de professora de história na Vila Isabel. A apresentadora da Record estará no setor da educação onde conta a invasão holandesa.


Sandro Nascimento, também conhecido como Sanduba, é jornalista formado. Passou por alguns sites no Brasil e se especializou em produzir contéudo audiovisual para web. Atualmente ele é responsável pelo conteúdo da TV NaTelinha e correspondente da agência de notícias da Holanda ZOOMINTV. Twitter: @sanduba / E-mail: sandro.jornalista@outlook.com

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado