Exclusivo

Ex-diretor e autor de livro sobre as Paquitas diz: "eram escravas brancas"

Diretor do "Xou da Xuxa" escreveu polêmico livro sobre as assistentes e não descarta nova edição


JoaoHenriqueSchiller.jpg
João Henrique Schiller foi editor e diretor do "Xou da Xuxa" - Reprodução

 

Durante 10 anos, João Henrique Schiller trabalhou como editor e diretor do programa "Xou da Xuxa". Em 1996, ET, como ele era conhecido na TV Globo, decidiu escrever o livro "Sonhos de Paquitas -  Nos bastidores do Xou", contando todas as adversidades sofridas pelas meninas que trabalhavam como ajudante de palco da Xuxa.

Após o lançamento da obra, sem clima de continuar no infantil que marcou as manhãs da Globo, o profissional foi transferido para outro produto da emissora. No ano que o "Xou da Xuxa" completa 30 anos de sua estreia, João Henrique Schiller não descarta reescrever o livro com novas histórias ainda mais polêmicas sobre a profissão que nas décadas de 80 e 90 era o sonho de várias meninas no país.   

Em conversa com esta coluna, o autor conta: "O livro era para ser transformado numa peça de teatro, reunimos algumas vezes nas casas das Paquitas junto com os pais e comecei a gravar os depoimentos. Durante as reuniões eu percebi que aquilo dava um livro. Fui muito incentivado pelos pais das Paquitas, porque viam que o sonho não era tão bom quanto imaginavam. Todas essas gravações estão em fitas cassetes guardadas num cofre".

"Elas sofriam uma tortura psicológica e moral nessa época. Eram contratadas como princesas e todas não passavam de meras escravas brancas. Se é pra falar a verdade eu estou pronto. Não tenho mais vínculo com televisão nenhuma, cumpri 37 anos de televisão na TV Globo", diz ET, que hoje está aposentado.

O ex-diretor da Globo comenta sobre o boicote que sofreu na época do lançamentos do livro. "Houve boicote sim, eu fui ameaçado de morte. Marlene Mattos comprou todas as edições que estavam nas bancas de jornais do Brasil. Não houve muita divulgação, porque ela (Marlene) ameaçou que quem falasse do livro não teria mais informações da Xuxa e ninguém queria complicação com ela", diz.

João Henrique Schiller também comentou se nunca teve medo de ser processado. "Uma pergunta que fica no ar: Se eu falei alguma inverdade, por que nunca fui processado e nunca fui demitido? Você acha que a TV Globo não me demitiria se tivesse alguma mentira ou inverdade? Você acha que os advogados da Xuxa não fariam eu responder processos de difamação, calúnia ou danos morais depois que levei todo mundo pra delegacia? Eu nunca fui processado, será por quê? Eu não falei nada que não seja verdade", afirma.

"Eu tenho sete filhos, três mulheres e quatro homens. E se fosse com uma das minhas filhas? Esse foi minha intenção, um alerta como pai. Não entreguem seus filhos para ninguém apenas por poder dizer que trabalha na televisão. Nunca quis o prejuízo de ninguém, apenas que se pensassem que não era um sonho de princesa coisa nenhuma, era pesadelo o tempo todo. Elas sofriam uma tortura psicológica e moral nessa época. Era fazer macarrão instantâneo na água quente que saia da torneira do hotel", reflete o ex-diretor que nos últimos anos na Globo ficou responsável pela formatação das novelas pra DVD da Globo Marcas.

O diretor do “Xou da Xuxa” conta como está sua relação com Xuxa e Marlene atualmente: "Hoje eu tenho uma boa relação com a Marlene, mas trabalhar com ela é muito difícil ela gostava de gritar e eu não concordava com isso. Com a Xuxa eu não tenho mais contato, mas se encontrasse com ela tentaria explicar minha intenção da época".

Além de “Sonhos de Paquitas - Nos bastidores do Xou", João Henrique Schiller assinou outros títulos como a biografia da cantora Vanusa (”Vanusa - Ninguém é Mulher Impunemente”) e do roqueiro Serguei ("Serguei - O Anjo maldito").

Sobre a ideia de lançar uma nova edição do livro agora que o "Xou da Xuxa" completa 30 anos desde sua estreia, João Henrique Schiller não descarta: "Se alguma editora se interessar eu faço com certeza obsoluta. Eu tenho várias histórias que não publiquei, inclusive algumas vividas por essas meninas na Argentina. Eu tenho amigos ex-seguranças, eu posso reunir os Paquitos que também sofreram muito. Eu posso reunir pessoas para tentar mostrar o lado obscuro da Lua”, finaliza. #Polêmica2016

The Voice Brasil 2016

Pessoas próximas de Claudia Leite acreditam que 2015 foi o último ano da cantora no "The Voice Brasil". Parece que já houve algo conversando nesse sentido quando assinou o último contrato.

GNT grava segunda temporada do "Santa Ajuda"

Começou em dezembro as gravações da segunda temporada do programa “Santa Ajuda”, que tem estreia prevista para março no GNT. A atração tem o comando de Micaela Góes e Gilmar Rodrigues.

O faz-tudo do GNT

O modelo Gilmar Rodrigues é o homem faz-tudo do "Santa Ajuda". Ele é um grande sucesso do programa principalmente com as mulheres. Com exclusividade para esta coluna, o rapaz conta como foram os testes para entrar no programa.


Foto: Edu Rodrigues


“Eu soube do teste para o programa 'Santa Ajuda' através do meu agente Fábio Rios. Foram três meses de testes até eu chegar na final com câmeras e a produção inteira do programa. Havia um roteiro preparado no teste final com uma determinada situação para cada finalista. No meu caso, eu fui preparado para pintar uma parede. Mas na hora, a produção decidiu inverter as situações dos candidatos (risos) e ao invés de eu pintar uma parede, tive que instalar uma prateleira. Fiz o teste um pouco no susto, pois a prateleira era pesada e envolvia ferramentas como a furadeira. Então, ao mesmo tempo que você tinha que fazer de forma natural, também tinha que e explicar para a câmera tudo o que estava sendo feito. Acredito que as aulas que tive com o meu pai e avô quando criança durante os consertos em nossa casa me salvaram naquele momento e concluí bem a minha função. Ao ir embora, perguntei de forma descontraída ao diretor se havia sido muito atrapalhado e ele respondeu: 'foi uma pegadinha e você se saiu bem'! Que alíviso, risos!! Me lembro até hoje daquele momento”, conta.

Para Gilmar Rodrigues, o "Santa Ajuda" foi uma conquista na sua carreira: “O programa representa uma conquista para mim e um grande passo na minha carreira; Estou muito feliz, principalmente agora com o contrato renovado para a segunda temporada. Já não sou mais um garoto e não me deslumbro com o assédio. Mas é claro que é especial e gratificante ter o carinho do público que admira o meu trabalho”. #SantaAjuda

*

Na primeira coluna do ano, desejo um 2016 de conquistas e cheio de boas oportunidades. Fico por aqui ou toda hora no Twitter @sanduba

Sandro Nascimento, também conhecido como Sanduba, é jornalista formado. Passou por alguns sites no Brasil e se especializou em produzir contéudo audiovisual para web. Atualmente ele é responsável pelo conteúdo da TV NaTelinha e correspondente da agência de notícias da Holanda ZOOMINTV. Twitter: @sanduba / E-mail: sandro.jornalista@outlook.com

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado