Colunas

SBT e seu velho hábito de mexer no que dá certo

Analisando


larissamanoela-divulgacao.jpeg
Larissa Manoela poderá ser vista três vezes por dia na grade do SBT - Divulgação

Essa mesma coluna elogiou nesta semana a estratégia do SBT contra a estreia de "Os Dez Mandamentos", da Record. Mas pelo visto a boa estratégia ficou por ali.

Como foi dito, há anos a emissora parecia ter desistido de brigar pela vice-liderança e renasceu com a novela "Carrossel" e uma série de acertos em sua programação. As reprises de novelas mexicanas à tarde, a volta do "Chaves" ao horário nobre e a criação do "Notícias da Manhã" encaminhavam o SBT para um caminho certeiro e uma programação bem eclética perto de suas concorrentes.

Porém, voltando de férias na semana passada, Silvio Santos decidiu fazer algumas cirúrgicas alterações na grade que, provavelmente, foram e será um tiro no pé - em sua maioria. A primeira delas foi o cancelamento da primeira hora do "Notícias da Manhã", apresentado por Neila Medeiros das 06h às 09h. Desde o dia 16 deste mês, a emissora passou a exibir uma sessão de desenhos, "Desenhos Pré-Escola", às 06h.

Três pontos chamavam a atenção nessa alteração. Neila recebia de um telejornal, a reprise do "Jornal do SBT - Noite". Agora com desenho, a quebra de público ficou evidente. A primeira hora do "Notícias da Manhã" sempre trazia seu melhor desempenho, na vice isolada e por vezes beliscando a liderança. A emissora usou como argumento para essa mudança justamente que eles tinham que ter um diferencial no horário, colocando algo para um outro público.

Resultado? O esperado: a sessão de desenhos despencou o que recebia, devolveu a vice-liderança do horário para a Record e ainda fez com que o "Notícias da Manhã" perdesse um ponto em sua média (marcava 3 pontos e passou para 2).

Duas semanas depois, programado para a próxima segunda (30), o SBT voltará a exibir o noticiário a partir das 06h. Porém, pode ser tarde, uma vez que o público foi quebrado e teve a chance de conhecer os programas concorrentes.

Outra decisão tomada nesta quinta (26) é a reprise da série "Patrulha Salvadora" juntamente com o seriado "Chaves". Antes ocupando a faixa das 18h às 19h45, a criação de Roberto Gómez Bolaños perderá seus 45 minutos iniciais.

O derivado da novela "Carrossel", quando inédito, era exibida aos sábados e não alcançou grandes índices de audiência. Esta nova oportunidade pode também ser um tipo no pé, não só pelo fato do seriado mexicano estar mais que consolidado no horário, mas também a exposição de imagem de uma de suas protagonistas, Larissa Manoela. A atriz mirim estrela a série, a reprise de "Carrossel" e ainda fará a nova novela do SBT, "Cúmplices de um Resgate", que estreará em breve no lugar de "Chiquititas".

Ou seja, teremos a mesma atriz em três ficções diferentes na mesma emissora. Alguém aí acha que realmente pode ser positiva essa exposição?

 

Luiz Sales é formado em Comunicação Social - Rádio e TV. Aqui no NaTelinha, faz reportagens especiais e análises sobre essa fantástica fábrica de sonhos chamada televisão. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado