Colunas

"Peppa Pig", o verdadeiro fenômeno infantil televisivo de 2014

Antenado


peppapig.jpg
Divulgação

2014 está chegando ao fim, 2015 está vindo por aí, e o que mais tem nesta época são listas com os 10 melhores e 10 piores para alguns colunistas de televisão. Bom, isto eu não vou fazer. Mas também não vou deixar de falar de uma coisa que me chamou a atenção o ano inteiro.

2014 foi o ano em que a programação infantil na TV aberta não teve nada de novo e a falta de investimento foi a tônica. "Chiquititas", talvez, tenha sido a única atração, de verdade, para os pequenos.

Já de alguns anos, o público infantil só tem a TV por assinatura como opção. Tanto que os campeões de audiência são Discovery Kids e Cartoon Network. Falando no primeiro, é dele, para mim, o grande fenômeno do ano.

Em alguma hora de 2014, você deve ter ouvido falar na "Peppa Pig". O desenho, exibido diariamente pelo Discovery Kids na faixa das 20h, praticamente virou uma religião para crianças com menos de 7 anos. Tenho vários primos e afilhados nesta idade e perguntei para todos qual desenho eles mais assistiam. A resposta foi unânime: "Peppa Pig". Produtos, sátiras, músicas, até um funk a Peppa ganhou.

E olha que o desenho não é nada de outro mundo: é apenas uma família de porquinhos que ensinam coisas didáticas, de um jeito didático ao extremo. Tudo bem batido, repetitivo, mas que a criançada adora.

Para entender melhor este fenômeno, consultei o Discovery Kids, por pura curiosidade, no início deste mês. "Peppa Pig", hoje, é a maior audiência do canal. Quadruplicou os números na faixa das 20h. No universo da TV paga, em vários dias, a porquinha só perde para a Globo. Sim, na TV por assinatura, "Peppa Pig" vence a tão falada "Chiquititas", do SBT, e a Record. Queiram ou não, é um grande feito.

Você pode questionar tudo, que o desenho é imbecilizante às vezes, que é bobo, até chato demais tamanho o seu nível de repetição, mas o êxito dele no Brasil, e principalmente em 2014, é inquestionável. "Peppa Pig" é o verdadeiro fenômeno infantil em 2014, e não há como negar.

Última coluna do ano

Último sábado do ano, última coluna de 2014. Próximo sábado já estaremos em um ano novo. Porém, a coluna não irá ao ar, porque irei desfrutar de merecidas férias. O "Antenado" volta, cheio de gás, no dia 10 de janeiro. Feliz ano novo, meu querido leitor!
 

Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. No NaTelinha, além da coluna “Antenado”, assinada todos os sábados, é responsável pelo “Documento NT” e outras reportagens. Converse com ele. E-mail: gabriel@natelinha.com.br / Twitter: @bielvaquer

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado