Colunas

Qual o conceito de jornalista que o Geraldo Luís tem?

Artigo de Gabriel Vaquer


img20130314184358.jpg
Divulgação/TV Record
Tem horas que eu não entendo o público. Eu faço um esforço, penso, tento encontrar lógica nas ideias e não consigo ver nenhuma conclusão convincente. 
 
Na última quarta (13), meu colega Breno Cunha escreveu um texto brilhante sobre o estilo muito questionador de Geraldo Luís. Porém, na tarde desta quinta (14), o ápice chegou: no julgamento de Mizael Bispo, acusado de matar a advogada Mércia Nakashima, um dos advogados disse que ficou enojado com alguns comentários do jornalista em relação ao caso, que disse que Mércia morreu porque se envolveu com um homem feio.
 
 
 
A resposta de Geraldo foi maravilhosa, de fino trato, através de seu Twitter: “Tô cagando”. 
 
Primeiro: o problema não é ser informal, o problema é que jornalista é jornalista. Ele tem a obrigação de manter a seriedade em um caso tão sério. Como se diz que a moça só morreu porque seu companheiro era feio? Beleza é relativo, pra um e pra outro. Se for assim, mais da metade dos crimes de violência contra a mulher no país estão resolvidos: é feiúra dos acusados. Pronto, fechem o STF, mandem embora juízes e acabem com a OAB.
 
Segundo: jornalista não pode ser juiz. Logicamente, ele não pode ser um robô, mas se achar no direito de estar acima do bem e do mal, como me parece que Geraldo está se achando?
 
Terceiro: qual o conceito de jornalista que o próprio Geraldo tem? Quarto: qual o conceito que a própria Record tem da palavra “jornalismo”? Sei que existem profissionais de altíssimo nível (alguns eu já tive a honra de entrevistar), mas outros que dão dó e parecem fazer que uma emissora que diz almejar a liderança, parecer TV de rabeira que não pode ver uma desgraça que já quer mostrar as vísceras.
 
Novamente, eu concordo com o que Breno disse ontem: a Record nunca vai brigar e nunca vai parecer querer brigar pela liderança, com uma atitude dessas. Só nos resta aguardar para que, um dia, mudem de atitude. 
 
Mas com 11 pontos no horário da tarde, eu duvido um pouco que mude. E leitores, prometo: última vez que falo do Geraldo Luís. Chega de dar atenção e repercussão pra ele, porque é exatamente o que ele deve querer. 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado